BPEC REALIZA OPERAÇÃO VIZINHANÇA ESCOLAR SEGURA EM TODO O ESTADO

Nesta terça-feira, 12 de abril, o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária realizou a Operação Vizinhança Escolar Segura que visa proporcionar segurança e tranquilidade à comunidade escolar nas imediações de Colégio Estaduais, em apoio ao desenvolvimento das atividades ordinárias do BPEC.
A Operação Vizinhança aconteceu simultaneamente nas cinco Companhias nas seguintes cidades: Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Francisco Beltrão, Palmas, Mangueirinha Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Prudentópolis, General Carneiro, Castro, Piraí do Sul, Imbituva, Ipiranga, Guamiranga, Telêmaco Borba, Imbaú, Palmeira, Wenceslau Braz, Arapoti e Carambeí.
Em todas estas cidades foi realizado patrulhamento nos estabelecimentos de ensino e adjacências, visitas às escolas e conversas com diretores, pedagogos, alunos e agentes educacionais. Além disso as equipes realizaram abordagens de pessoas e veículos suspeitos nas proximidades dos colégios.
Com os fatos recentes de ameaças de invasão escolar, as equipes reforçaram o patrulhamento intensificando o policiamento ostensivo no perímetro escolar nos referidos municípios durante as entradas e saídas dos estudantes, assim como repassando orientações de segurança referente a medidas preventivas de ocorrências envolvendo possíveis atentados ou massacres, palestras interativas, reuniões com pais, direção e equipe pedagógica.
Dentre as ocorrências atendidas durante a Operação, em Maringá uma equipe de patrulha escolar foi acionada por um colégio estadual para averiguar situação na qual alunos teriam enviado áudios e fotos pelas redes sociais com ameaças. Os pais e responsáveis dos alunos envolvidos foram chamados até o colégio para esclarecimentos com a direção de escola e a Polícia Militar. Os menores envolvidos na situação e seus foram encaminhados e apresentados na delegacia para medidas cabíveis.
Outra ocorrência envolvendo ameaça, foi em Ponta Grossa. Após recebimento de denúncias, foi identificado um aluno de um colégio que estava divulgando foto no banheiro do colégio mostrando o que parecia ser uma arma de fogo. O aluno em questão justificou tratar-se de um simulacro de arma de fogo tipo revólver, que estaria em sua casa. A equipe deslocou até a residência do estudante e, após autorização da proprietária e genitora, foi localizado no quarto do aluno. Foram encaminhados para delegacia o aluno e sua mãe, o diretor do colégio que acompanhou toda a ação da polícia militar e por determinação do delegado, foram apreendidos o celular do aluno juntamente com o simulacro.
Informação e Imagens BPEC/PR
Colaboração Repórter KIKO DE OLIVEIRA.